sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Atletas pensam mais rápido, revela estudo

Quase como uma alusão à famosa frase "quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho", um estudo realizado pela Universidade de Hong Kong afirma que os esportistas mais experientes possuem também resposta mais rápida para situações complexas. Durante a pesquisa notou-se, por exemplo, que em dias de torneio as chamadas regiões corticais do cérebro de atletas de elite atingem níveis de ativação acima da média.

O estudo coordenado por Michael Wright observou a atividade cerebral e o tempo de reação de jogadores de badminton (esporte praticado com raquete, semelhante ao tênis, cujos movimentos são extremamente rápidos) em diversos níveis de habilidade, desde amadores a competidores profissionais. Em um dos testes aplicados, os pesquisadores apresentavam vídeos de partidas e pediam para os participantes preverem qual seria o movimento seguinte da bola.

Os resultados mostraram que quanto maior a experiência do atleta, melhor são os seus reflexos antecipatórios, como a leitura do movimento do adversário. Um fato relevante que foi observado em todos os participantes, independente do nível de habilidade, se refere à ativação de áreas do cérebro relacionadas à observação, compreensão e funções motoras. Segundo os pesquisadores, essa evidência pode indicar que as experiências adquiridas nos esportes interferem não somente nas propriedades físicas e anatômicas do individuo, mas também melhoram a utilização das redes neurais.

Artigo retirado do blog de Abílio Diniz

http://abiliodiniz.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário