sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Comer ou não Chocolate





O chocolate é uma boa escolha sim! Quando estamos indispostos ou cansados um pouco de chocolate pode nos deixar mais aminados. O chocolate atua sobre a química cerebral melhorando o estado de desânimo. A composição presente no chocolate (açúcar e gordura) aumenta o nível de dois neurotransmissores, serotonina e endorfinas. Algumas pesquisas demonstram que a gordura saturada presente no chocolate não altera os níveis de colesterol no sangue como se pensava.


Através de novas pesquisas foi constatada que o chocolate está cheio de substâncias antioxidantes (flavonóis e flavonóides). Essas substâncias presentes no chocolate podem apresentar propriedade cardioprotetora, mantém a dilatação de vasos sanguíneos permitindo a passagem do sangue e controlando a pressão arterial.


A fonte mais rica de flavonóis é o cacau em pó. Optar pelo cacau em pó é mais saudável, pois é livre de gordura, açúcar e possui poucas calorias. Outra opção para quem gosta de deliciar um bom chocolate é optar pelo meio amargo. O chocolate meio amargo contém o dobro de flavonóis que o chocolate ao leite. Mas, se você não gosta do sabor amargo, procure ingerir o chocolate que possua um maior percentual maior de cacau na sua composição.


Assim, aproveite a dica e coloque o chocolate como um trunfo na alimentação, porém não exagere porque ele também possui calorias.





Aline Ribeiro - Nutricionista


nutricionista.aline@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário